Bom, Existem inúmeras vantagens num sistema IPTV, de entre as quais iremos mencionar as mais importantes.
Integração e convergência digital, A integração consiste no acesso a televisão, dados e voz através de um único fornecedor.
A possibilidade de integração de diversos serviços representa uma vantagem para os clientes em termos de custos e ao mesmo tempo uma nova oportunidade de negócio para os nossos revendedores.
Na IPTV o entretenimento televisivo torna-se muito mais personalizado. Permite um grande controle sobre os conteúdos a que se pretende assistir. Algumas das funcionalidades de interatividade e controle que são oferecidas na tecnologia IPTV são:

1. Controle paternal sobre os conteúdos de televisão;

2. Alugar e visualizar vídeos imediatamente, de entre uma vasta gama de conteúdos;

3. Digital Vídeo Recording (DVR);

4. Obter um guia detalhado de programação;

5. EPG;

6. VoD;

A possibilidade de no IPTV se poder escolher os vários canais de acordo com as preferências do utilizador, surge como um paradigma revolucionário. Permitindo ao utilizador selecionar os conteúdos que pretende e não ter de pagar por conteúdos generalistas, nos quais muitos dos canais não são do seu agrado. Assim, será possível alcançar todo o tipo de público-alvo. 

Desvantagens
Como qualquer outra tecnologia, a IPTV apresenta também algumas desvantagens. Sendo um sistema baseado no protocolo IP, apresenta limitações em termos de atraso e de perda de pacotes, se a ligação que lhe serve de suporte não for suficientemente rápida. Por outro lado, o suporte de HDTV em sistemas IPTV ainda não é uma realidade, devido às limitações em termos de largura de banda.

Outras desvantagens menos significativas que podemos referir, são o fato de a adoção para este novo sistema ter sido relativamente lenta. O preço da STB também pode constituir uma desvantagem. Questões de privacidade (segurança numa rede IP) e a inércia dos assinantes de televisão em transitar para um novo sistema podem representar entraves a esta tecnologia.



 Monday, December 26, 2016

« Voltar